sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Instituto Ecocultura divulga... Ponto de Difusão dos Figureiros de São José.


Anjos - Dona Lili Figureira
  Figureiros de São José criam Espaço de Difusão


'A arte de fazer figuras de barro, tão presente no Vale do Paraíba, ganha um espaço exclusivo e permanente de difusão em São José dos Campos. Localizado no Jardim Esplanada, na Rua Pascoal Moreira – 447, o Ponto de Difusão dos Figureiros de São José ocupa uma sala no Espaço Cultural Vicentina Aranha, aberta a visitação de 2ª a 6ª-feira, a partir das 9h, após as 16h e nos finais de semana somente com agendamento pelo tel. (12) 3913-2900.
O Ponto de Difusão Figureiros de São José faz parte do projeto “Santo de Casa – Tecnologias Populares”, e foi premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC 13), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Conta também com o apoio do Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial.
Segundo Elaine da Costa Coelho, proponente do projeto e membro do Instituto Ecocultura, a iniciativa surgiu da necessidade de se estimular o escoamento da produção artesanal de cunho tradicional e, consequentemente, incentivar a continuidade e a reprodução do saber fazer. O projeto ainda está em fase de implantação e, nessa primeira fase, conta com a produção de D. Lili e família; Luiz Paulo Ragazini; Maria José Oliveira Rodrigues; Tina Lemos e Aurora do Carmo e Silva. Cada figureiro desenvolve uma técnica própria, utilizando ferramentas e materiais diversos, o que dá a sua produção uma característica peculiar.
Para 2011, o projeto prevê atividades como oficinas, visitas monitoradas e encontros. O Ponto de Difusão Figureiros de São José apresenta, até o dia 23 de dezembro, a exposição Presépios e seus encantos. As peças estarão à venda.'

Assessoria de Imprensa
Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial
http://www.ecocultura.org.br/


Mais imagens da noite de confraternização do Espaço Cultural Vicentina Aranha, quando aconteceu a apresentação do Projeto 'Santo de Casa'. Fotos de Elaine Costa e Estér Quadros.


  















O trabalho é a mais bela expressão humana. Através do trabalho dignificante, o ser humano aprendeu a se comunicar e da comunicação nasce todas as expressões da ARTE.
Trabalho, paz e bem!

Um comentário:

Unknown disse...

O Ponto de Cultura Associação Artistica Cultural Oswaldo Goeldi, coordena o Projeto Modelando Tradições Figureiros de Taubaté. Parabenizamos a iniciativa e gostaríamos de partilhar, colaborar e somar, criando parcerias e buscando maisores apoios no sentido de difundir nossa região e nossa arte.

Parabéns mais uma vez e estamos a disposição.
Um Feliz Natal a todos e um 2011 repleto de novas perspectivas.

Lani Goeldi
Presidente
Associação Artistica Cultural Oswaldo Goeldi
www.oswaldogoeldi.com.br
www.figureiro.com.br
www.oswaldogoeldi.org.br