quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: Ah! A Primavera






Ah! A Primavera!
(Publicada no Jornal de Caçapava de 25 de setembro a 01 de outubro de 2009)


Dizem os cientistas especializados em sexualidade e comportamento que quando a mulher está em período fértil ela se arruma mais. Em algumas experiências eles fotografam as mesmas mulheres em dias normais e em dias de intensa ovulação e depois colocam as fotografias para serem apreciadas por ambos os sexos. Segundo os estudiosos as fotografias escolhidas como mais bonitas ou em que as protagonistas estão mais bem arrumadas são sempre as segundas.
Resultado: as mulheres em período fértil querem ser vistas, faz parte do esquema da preservação da espécie que nós, homo sapiens sapiens que somos, tentamos um tanto quanto negar!
A Primavera é assim, está seduzindo a Terra. Não há dúvidas de que é, para mim, a melhor estação do ano. A Primavera é uma mulher amada.
Reparem como são as mulheres quando estão amando: ficam mais radiantes, os olhos bem abertos, límpidos, brilham mesmo que haja esforço de negação do fato ou do ato, que seja. Cabelos artisticamente penteados ou totalmente despenteados; semblantes apaixonados dispersos a visualizarem lembranças acumuladas do ser amado. Por onde caminham, parecem deslizar por um tapete de flores.
AH! A Primavera é uma mulher em estado de amor, uma mulher bem amada.
Exala perfume próprio melhor que qualquer adicional francês. Suporta melhor os reveses impostos pela vida.
Uma mulher que sente em seu corpo, coração e alma a força de um amor sustenta melhor as próprias rugas (internas e externas) e as de seus semelhantes. Compreende o fato determinante de que o tempo não nos espera, mas nos permite abastecer energia para sobreviver aos invernos.
O amor ainda é o melhor adubo e a Primavera a expressão mais contundente de nossa frágil humanidade e forte percepção de sentidos, quando o sentir-se amado é possível.
A partir deste mês nosso olfato se aguçará, nossos ouvidos se aprimorarão, nossas pupilas se dilatarão e nossos olhos se deslumbrarão com dias mais claros, com manhãs mais aconchegantes, com casais caminhando, com mulheres sorrindo, escancarando o prazer de serem amadas, inclusive por elas mesmas.
Aprecie as flores, saboreie os frutos da época, plante jardins, leia livros acomodando-se gostosamente nos bancos de praças, sorva o aroma que se levanta quando a chuva cair e não permita que os pássaros sejam calados.
É tempo de viver e reconstruir. Ainda dá tempo de lutar e não permitir que se findem nossas primaveras e as daqueles que sob sua moldura serão gerados.
Paz e bem. Sempre.

Sônia Gabriel
soniamgabriel@itelefonica.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Sônia

Apenas agora no fim da tarde é que tive a oportunidade de ler o seu texto. Estive o dia todo as voltas com o jornal da Associação Comercial aqui da cidade do qual sou responsável.
E tive que escrever. É lindo o que você escreveu e poder distribuir isso aos leitores do nosso modesto jornal é mesmo um privilégio.
Que venham muitas primaveras. E se der para vir amor, será bom também.

Obrigada!
Mônica