sábado, 17 de outubro de 2009

Transposição do Rio Paraíba - Informativo


(Foto: Sônia Gabriel - 2006 - Rio Paraíba do Sul)


" O Instituto de Estudos Valeparaibanos (I.E.V) realizou em Lorena, na UNISAL, uma importante reunião relativa à transposição do Rio Paraíba, cujo projeto estará pronto em março de 2010.
A proposta partiu do Museu Frei Galvão, de Guaratinguetá, no Simpósio de História da região, realizado em Santo Antônio do Pinhal, no início de agosto de 2009. O projeto de transposição do rio Paraíba, prevê um direcionamento das águas do nosso rio, para uso da Capital de São Paulo, com a média entre 5 mil e 15 mil litros de nossa água por segundo. Tal transposição, diminuindo nossas águas, levará, em poucos anos à aridez e decadência da região valeparaibana, com prejuízo de nossa economia.
Como a proposta do Governo do Estado diz que tal transposição dependerá do desejo da comunidade da região, a ação do Instituto de Estudos Valeparaibanos será urgente, com a elaboração de um documento que impeça tal transposição. Não queremos ser um novo Rio São Francisco, nem um Nordeste árido.
Para tanto, será elaborada em próxima reunião uma Carta de Defesa do Rio Paraíba do Sul. Esta primeira reunião foi realizada no dia 25 de setembro – Dia do Rio Paraíba do Sul. Foi coordenada pelo Profº Nelson Pesciotta – Presidente do I.E.V e contou com a presença de autoridades do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Participaram o Prefeito Municipal de Guaratinguetá – Júnior Filippo, que já foi Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas, várias ONGs do meio ambiente, vereadores e numerosos estudantes da UNISAL, todos conscientes de que é necessário que se tome providências urgentes em defesa de nossas águas, hoje e para o futuro, “para não sermos apenas produtores de água para as regiões metropolitanas”, nas palavras de Luiz Roberto Barretti - representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e atual vice-presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba.

O nosso Vale do Paraíba do Sul não merece tal futuro.

Fontes para informação:
- Arquivo Memória de Guaratinguetá do Museu Frei Galvão.
- Jornais diversos
- Rio Paraíba do Sul - Junho/Julho. Ano 10. Edição nº 50, 2009. Boletim Informativo.
"
Para quem quiser mais informações:
Museu “Frei Galvão”
Arquivo “Memória de Guaratinguetá”
Inaugurado em 23 de dezembro de 1972
GUARATINGUETÁ ESTADO DE SÃO PAULO
Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48 - Telefone (12) 3122-3674 - Cep: 12500-020
www.casadefreigalvao.com.br
museufreigalvao@yahoo.com.br

Um comentário:

Bel - São José dos Campos - SP disse...

Olá gostaria de parabenizá-la pela iniciativa, adoro história e apesar de não ser joseense amo minha cidade.
Pesquisando sobre a transposição do Rio Paraiba, achei seu blog.
Tenho o Rio Paraiba como uma extensão da minha casa, pois moro na região norte, seria a favor de qualquer projeto que salvasse o rio e creio que a tranposição irá gerar prejuizo a todos, principalmente no nosso lindo Rio Paraiba.

Parabéns.