quarta-feira, 9 de junho de 2010

Viagem ao Vale Histórico - 08/06/2010

Caros amigos,

Ontem, dia o8 de junho, estive no Vale Histórico com meus alunos da escola Dr. Rui Rodrigues Dória, minhas colegas professoras: Terezina, Flávia e Gisele, a artista plástica Sônia Mello e a escritora e fotógrafa Rita Elisa Sêda. A viagem faz parte do projeto Desvendando o Vale do Paraíba que vocês podem conhecer melhor no nosso blog: http://professorespreparandoaula.blogspot.com/


A seguir, algumas fotos da viagem...
A primeira foto é do Chafariz da Praça da Matriz Bom Jesus do Livramento. Esta seguinte é o marco inicial da cidade.


Aqui a Antiga Estação de Trem da cidade, fabricada na Bélgica. Em Bananal, fomos recebidos pela Márcia que tem um site sobre a cidade (link ao lado: Bananal) e pelo simpático Reinaldo Afonso que, com um grupo de voluntários, zela pelo Solar Aguiar Vallim.
Solar Aguiar Vallim. Os voluntários realizam atividades e monitorias aos visitantes e assim recolhem fundos para a restauração do Solar que é patrimônio arquitetônico e histórico não só da cidade, mas do país, procurem visitar e conhecer a história deste Comendador.

Professoras: Sônia , Terezina, Gisele e Flávia. Mulherada animada! E bonitas, claro!

Visitamos a Pharmacia Popular, mais antiga do Brasil ainda em funcionamento.

Turma aprendendo História in loco.


Rita Elisa, nossa repórter fotográfica. Eu com seu Plínio, proprietário da Pharmacia Popular. Sempre muito simpático com os visitantes. Conta as histórias do lugar.

Matriz. Ladrilho da Pharmacia

Potes antigos com remédios. Interior da Pharmacia.

Senhor Plínio nos mostrando suas antiguidades. Algumas são vendidas para a manutenção do Prédio Histórico.

A paisagem da cidade é linda, é realmente "Um Museu a céu aberto".

Guga, proprietário da Fazenda Coqueiros nos recebendo.

Chegada na Fazenda Coqueiros para visita monitorada. História de Barões e Escravos. Cotidiano de outro século preservado na memória e no lugar.

Professora Flávia.

O que será que estão pedindo ao Santo?

Eu, Gisele e a namoradeira.

Na senzala: Eu, Sônia Mello, Rita Elisa, Gisele e Terezina.

Nossa fotógrafa em momento relax, somos chiques demais! Aguardem a exposição que virá!

Em São José do Barreiro...


Fomos visitar o Cemitério dos Escravos que imaginamos que estava sendo restaurado, tivemos notícias tristes sobre a restauração, mas valeu a visita. Os alunos aprenderam muito, com certeza.

Agradecemos ao senhor Edivaldo que abriu o cemitério para nossa visita, ele foi muito gentil e atencioso. Aqui, nossos alunos souberam um pouco mais sobre os costumes da época dos Barões do Café e sobre a Revolução Constitucionalista de 32. Obrigada, senhor Edivaldo.
Finalizamos nosso roteiro na praça do antigo Casarão Tropeiro em Siveiras, foi tudo de bom, como dizem meus alunos. Na foto, prédio antigo da cidade no aguardo de restauração.
Ainda conversaremos sobre as impressões da viagem e veremos mais fotos, aguardem!
Paz e bem!
Sônia Gabriel

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sonia fico feliz em receber essas fotos do Vale historico, já estive aí no periodo do meu curso. é lindo. Parabéns por divulgar.
Nilza

Rita Elisa Seda disse...

Nossa... deu uma vontade de começar tudo de novo, o mesmo destino, a mesma turma, o mesmo ideal. Foi uma viagem linda. Seus alunos são educados e atentos aos detalhes do Vale Histórico. Tenho certeza que dentre eles já existe um historiador (a), ou até mais de um. Parabéns pelo seu otimismo à Memória do Vale, é assim que alicerçamos a cultura valeparaibana, com garra e sabedoria. Beijos nesses jovens que são o futuro desse Vale, eles valem quanto vale o Vale!

Anônimo disse...

Rita, pois saiba que não teria tido o mesmo brilho sem sua presença.Precisamos repetir, o problema é que agora precisaríamos de três ônibus! Vamos combinar uma aventura com nossos amigos apaixonados pelo Vale?
Beijos
Sônia Gabriel