sábado, 31 de julho de 2010

Projeto Piraquara nas Ondas do Rádio

A Associação de Moradores do Jardim Cristina inaugurou sua rádio comunitária dia 26 de julho e inicia o desenvolvimento do projeto PIRAQUARA NAS ONDAS DO RÁDIO que visa resgatar e irradiar a cultura regional.
O projeto tem por finalidade irradiar campanhas educativas e debates, como a preservação dos rios Paraíba, Buquira, Jaguari e seus afluentes; valorizar as tradições e talentos locais e ampliar os conhecimentos sobre as tradições do Vale do Paraíba.

Inicia-se nesta quarta-feira, dia 04 de agosto, as oficinas com os alunos de escolas estaduais da região para a realização de novela de rádio e vídeos sobre as crendices regionais, levando para crianças e jovens o saber tradicional de forma lúdica e criativa, como os causos e lendas regionais. Desta forma, o objetivo do projeto Piraquara nas Ondas do Rádio, da Associação de Moradores do Jardim Cristina, é usar a sua rádio comunitária para desenvolver ações para divulgar e valorizar atividades dos mestres do saber, entidades comunitárias, grupos folclóricos e de viola, escola de samba Filhos do Sol, festa do mineiro, dança de São Gonçalo, festa juninas, Banda Musical de Santana, festa de São Pedro Navegante, esporte amador, músicos regionais etc.

Nesta primeira etapa, monitores, em parceria com professores, desenvolverão atividades com alunos na leitura de livros sobre lendas regionais. Na segunda etapa, esses alunos serão capacitados para transformar essas histórias em novela de rádio, gravando-as e apresentando-as na rádio comunitária uma vez por semana.

Durante as quatro semanas de agosto, todas as quartas-feiras eu e a pesquisadora e jornalista Pércila Márcia, através do Instituto Ecocultura em pareceria com o projeto Piraquara nas Ondas do Rádio estaremos na escola Dr. Rui Rodrigues Dória desenvolvendo as oficinas sobre Cultura Popular com especial foco nas tradições orais. Serão encontros onde apreciaremos e estudaremos as lendas e manifestações populares culturais no Vale do Paraíba.
Agradecemos o convite do escritor Carlos Alberto Fernandes Pinto para esta bela parceria.

Realizaremos um diário dos encontros, semanalmente postado no Mistérios do Vale ,oportunizando troca de experiências, sugestões e crescimento para todos nós.
Sônia Gabriel

2 comentários:

Anônimo disse...

Idéia muito boa. Desejo sucesso.
Nélson

Anônimo disse...

Vida longa ao PIRAQUARA NAS ONDAS DO RÁDIO, e sucesso a todos os projetos e iniciativas a ele vinculado!

Grande abraço para todos!

Moacyr