sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Livro 'Palavras que moram em nós' - Informações



O livro ‘Palavras que moram em nós’ é o resultado do desdobramento do projeto Almanaque Rui Dória, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória, em São José dos Campos - SP, desde 2012. Atentos à realidade dos nossos alunos, trabalharam-se no projeto as competências leitora e escritora considerando as habilidades de ler, escrever, reescrever, apreciar poemas, organizar memórias a partir das relações afetivas, reconhecer suas memórias afetivas como um patrimônio pessoal que poderá alimentar sua existência, significando suas ações cotidianas.

A idealização aconteceu observando, no cotidiano escolar e nas reuniões com a presença dos pais, as relações afetivas dos educandos e a partir da obra do escritor e jornalista Carlos Abranches, ‘A casa que mora em mim’, elaboramos um projeto de produção escrita com foco na memória afetiva concretizado na produção poética. Sonho antigo de alguns professores da escola como Maria do Amparo Gama, professora de Língua Portuguesa, em realizar um projeto literário visando ampliar as possibilidades de leitura e escrita dos alunos.

O autor com presteza e generosidade, para além de apresentar sua obra, esteve em diversos momentos à disposição e com nossos alunos e professores numa singular oportunidade para que estreitassem a conexão leitor – autor – obra e assim trouxeram à tona suas questões, suas dúvidas e seus talentos expressos nos poemas que produziram.

Segundo Carlos Abranches: “Neste livro, você vai entrar em contato com as impressões afetivas de alunos da Escola Estadual Rui Rodrigues Dória, de São José dos Campos. 
Alguém poderia perguntar: de qual bauzinho esses jovens escritores-alunos teriam retirado suas reminiscências, já que viveram tão pouco ainda e estão em pleno caminho do acúmulo de experiências, em face da construção da identidade de homens do futuro, nesse momento de adolescência e transformações marcantes, que o fazem olhar mais para o agora do que para os poucos ontens do até aqui?
Nosso pensamento é o de que todo dia é momento de aprender algo novo, desde o estágio no útero materno até o último dia presente do agora, rumo ao amanhã. Portanto, todos temos algo guardado na memória, ainda que a idade seja pouca no relógio fragmentário do tempo.”

O projeto idealizado e organizado por Daniela Cristina Santos, Rita de Cássia Castilho de Araújo e Sônia Gabriel viabiliza valorizar as práticas desenvolvidas pelos professores da tradicional escola da Zona Norte mesmo com as dificuldades de se realizar essa ação voluntária, pois o projeto se concretiza com a doação do tempo, criatividade e ideal de seus participantes, organizadores e parceiros, é a concretização de nossa constante aprendizagem enquanto educadores. 

O livro ‘Palavras que moram em nós’, com prefácio de Carlos Abranches e inspirado em sua obra, é uma oportunidade ímpar para os alunos que tiveram seus poemas publicados nele. Oportunidade de se reconhecerem como autores, de vislumbrarem seus talentos e acalentarem sonhos que podem se realizar através dos estudos e vivências semelhantes. 

Participaram do projeto os professores Luiz Vagner Rodrigues Lima, Maria do Amparo Gama da Silva, Ana Marta Terra Cabral, Cristina Arraes da Silva Follmann, Sônia Gabriel, Rita de Cássia do Prado Bonato, Rosângela Rodrigues Dias, Daniela Santos, Rita de Cássia Castilho de Araújo e Maria das Graças Esteves de Souza. 

Com apoio da equipe gestora:
João Tavares Ferreira – Diretor 
Alcione Moura da Silva Paulino – Vice-Diretora 
Lea Marta de Oliveira Rocha – Vice-Diretora - Escola da Família 
Nilsa de Fátima Cursino – PCAGP 
Daniela Cristina dos Santos – Coordenadora Pedagógica – EF 
Rita de Cássia Castilho de Araújo – Coordenadora Pedagógica– EM 
Isolina Duarte Andrade - Mediadora




Um comentário:

Barja disse...

Parabéns a todos!