quarta-feira, 16 de março de 2016

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: Muda de felicidade.




(Jornal de Caçapava, 04 de março de 2016.)


Manhã de domingo sem horário de verão, deu pena de mim. Sim, sou daquelas pessoas que amam o horário de verão, pois gosto da claridade. Quanto mais demora em anoitecer, mais feliz eu sou. Gosto de sair no final da tarde, e ainda ter luz natural, para organizar a rotina da casa, papear com as amigas e tomar sorvete com a criança que me alegra os olhos.
A manhã estava menos manhã, ainda preciso de alguns dias para me acostumar. O sol já queimando a moleira. Passei café, ajeitei as torradas no prato, os servi. Meu marido me convidou para comprar uma muda de jabuticabeira para fazer companhia para a muda de acerola que já está firme na terra. Ele acha bonita a árvore. Contei para a menina, que agora ela terá que se dividir entre ser Emília e Narizinho, pois a segunda se deliciava com as bolinhas pretas tão docinhas. Fiquei sonhando com a árvore crescendo, se espalhando pelo quintal, gestando sombra para os finais de tarde em que estarei sentada no banco de jardim que ainda providenciarei. Sonhei profundo a ponto de sentir o cheiro da fruta.
A muda ficou me olhando com aquele jeito soberano de quem sabe que vai ser alta, frondosa, produtiva, cheirosa, sedutoramente verde. A muda sabe a árvore que será sendo a terra boa, o adubo farto, a alegria chovendo na quantidade certa. A muda sabe de si. Sábia, ela aceita os cuidados para ser o que sabe que será.
Continuei de prosa com a jabuticabeira enquanto ia aconchegando, no carrinho, as mudas de alface, de pimenta, de capim-cidreira, de manjericão, de flores que abrem onze horas, já que o horário de verão acabou.
Estou fazendo um quintal que tem gente que acha que será uma horta; tem gente que acha que será um jardim; tem gente que acha que será um pomar; e eu sei que será um tanto de cada, pois a muda mais importante que estou plantando é um bocadinho de felicidade. Felicidade que nem manhã de domingo, que nem tarde de sábado, que nem noite de sexta-feira quando saímos para namorar. Estou plantando muda de felicidade que nem manha de bebê da gente, que nem sorriso de menina que vai para o primeiro ano escolar, que nem marido que nos acompanha até a feira, que nem amiga que combina café no Parque Santos Dumont só para estarem juntas celebrando poder estar junto.
Estou plantando muda de felicidade e pedindo a Deus para saber adubar, regar e amar o suficiente para que ela jamais volte a me abandonar. 
Boa colheita para todos nós!

Sônia Gabriel


2 comentários:

Professora Amparo disse...

Sônia, como sempre, encantadora e delicada escritura!

Mistérios do Vale disse...

Maria do Amparo, que privilégio para mim ter a sua leitura. Obrigada!