domingo, 20 de julho de 2008

Matéria no Jornal Valeparaibano 13/07/2008


(Matéria publicada no Vale Educação, Jornal Valeparaibano, em 13/07/2008)

Vêm aí Filosofia e Sociologia

Matérias extintas há 37 anos voltarão ao currículo do ensino médio em 2009



Em busca de uma educação mais crítica, que proponha uma visão mais humanista, disciplinas isentas da obrigatoriedade há 37 anos voltam ao cenário escolar.A lei que torna obrigatória a volta das disciplinas Sociologia e Filosofia à grade curricular do ensino médio foi sancionada no início do mês passado pelo presidente da República em exercício à época, o vice-presidente José de Alencar. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e entra em vigor tão logo seja publicada no Diário Oficial da União.

As duas disciplinas haviam sido excluídas do currículo escolar por decisão do regime militar, que governou o país no período de 1964 a 1985, que considerava seus conteúdos supostamente subversivos. Naquela ocasião, o regime adotou a disciplina de Educação Moral e Cívica, já extinta.A inserção das matérias nas escolas ficará a cargo das Secretarias de Educação, o que deve acontecer só a partir do ano que vem.


ENTENDIMENTO - Para a professora de sociologia e pesquisadora Sônia Gabriel, de São José, a inclusão das disciplinas na grade curricular representa um ganho para a educação. "A filosofia possibilita ao aluno a introdução de conceitos da lógica, ética, estética, política e metafísica", explica Sônia. "São conhecimentos que favorecem um maior conhecimento de si mesmo, do outro e do meio", completa.A sociologia, de acordo com ela, permite ao aluno conhecer a sociedade e todos os elementos que a compõem. "Nesta disciplina, professores e alunos vão entender as relações sociais partindo da economia, antropologia, política entre outros conhecimentos que permeiam nossas vidas, nosso trabalho, e não nos damos conta", explica.Para Sônia, existe ainda a necessidade de um entendimento mais aprofundado dos mecanismos que regem a sociedade. "Esses mecanismos precisam ser mais explorados, refletidos e compreendidos, não apenas apontados", alerta.

As disciplinas que mais se dedicam a essas questões, segundo ela, são História, Geografia, Sociologia e Filosofia. "Todas elas têm a sua importância e cada uma a seu modo contribui para o fortalecimento da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa", conclui.

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