quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Opinião: A Volta do Sonho


A Volta do Sonho

(Publicado no Jornal Valeparaibano em 15/09/2004)

A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. A história do Brasil já vivenciou inúmeras mudanças: iniciamos com uma pedagogia elitista própria para aqueles que a criaram, passamos por uma pedagogia renovada, sobrevivemos ao tecnicismo educacional que coexistia com a interrompida (pelo Golpe de 64) pedagogia libertadora. As evidentes transformações sociais e principalmente econômicas, pois além da preocupação com o ser estava a preocupação de conservar padrões sociais estabelecidos e preparar trabalhadores para servirem as máquinas, nos direcionam para uma nova tendência: a da pedagogia empreendedora.

A evolução da nova escola passando pelo posicionamento filosófico de uma educação Construtivista, vislumbrada por alguns teóricos como Construtiva, só poderia caminhar para o fazer e principalmente para o saber fazer.

A conotação política do Empreendedorismo é óbvia, haja vista a quantidade de profissionais qualificados que não conseguem entrar no mercado de trabalho, as profissões que estão deixando de existir ou então se transformando. Quantos empregos o atual governo já conseguiu gerar dos milhões prometidos? A criatividade, a iniciativa e a autonomia serão as características essenciais para a nova geração.

É a volta do sonho. Aquilo que a escola e a sociedade produtiva capitalista nos tiravam, por acreditar ser sinal de preguiça, alienação, terá que ser, por nós, ensinado.Um tempo para sonhar. Só quem sonha é capaz de criar, o sonho é ferramenta básica para empreender.

Sônia Gabriel,pesquisadora e educadora em São José.

Nenhum comentário: