sexta-feira, 19 de novembro de 2010

3º e 4º Encontros da Oficina Cultural 'Piraquara nas Ondas do Rádio'.

Nossos terceiro e quarto encontros aconteceram  nos sábados, dias 23 e 30 de outubro. Foram dois encontros onde as memórias individuais se cruzaram com o imaginário coletivo.
Explicamos alguns conceitos ligados ao tema Cultura Popular e Memória, reforçando os encontros de até então e foi realizada uma dinâmica, proposta pela Pércila, onde objetos pessoais resgataram memórias.
Maravilhosas as histórias que nossas participantes trouxeram junto aos seus objetos tão queridos e guardados, por décadas, com tanto zelo.
Lembranças familiares permearam os encontros e lições de vida proliferaram.

Muito da história do Bairro Santana foi se descortinando a partir da fala das participantes, lembranças de personagens que figuraram no cotidiano do bairro como Monsenhor Luiz e Maria Peregrina. Histórias de Mula-sem-cabeça, Saci- Pererê e assombrações coloriram as manhãs.
No encerramento, organizamos um café recheado de delícias que lembraram nossas infâncias e juventudes como bolos, biscoito de polvilho, biscoitinhos caseiros e doces.
Agregamos muito, vencemos todos.

O projeto continua, é uma idealização da Associação de Moradores do Jardim Cristina e da Rádio Comunitária São José. Agradecemos a parceria e confiança de Carlos Alberto Fernandes Pinto, o Tiaca, em nosso trabalho, agradecemos também a atenção e disponibilidade da diretora Ordália de Almeida, Escola Estadual Rui Rodrigues Dória e a contribuição competente de Estér Quadros.

Aguardem a terceira etapa das oficinas...


Sônia Gabriel
Pércila Márcia
Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial

Nenhum comentário: