sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Lançamento do livro 'Eugênia Sereno: a menina dos vagalumes' - CONVITE.



Prezados amigos,

O Vale do Paraíba foi berço para uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida em São Bento do Sapucaí, Eugênia Sereno é autora de O Pássaro da Escuridão, romance publicado em primeira edição em 1965. Escritora premiada (recebeu o Prêmio Jabuti como escritora revelação em 1966) e badalada pelos grandes literatos da época, ainda é pouco conhecida na região valeparaibana, fato que motivou a pesquisa realizada por Rita Elisa Sêda e eu, e, resultou no livro Eugênia Sereno: a menina dos vagalumes.


O livro é um resgate da obra da autora que resguardou as tradições culturais dos Vales do Paraíba e Sapucaí. Um levantamento da religiosidade, costumes, crendices, valores do povo de uma cidade do interior, mas que reflete profundamente a alma interiorana do Brasil.


Eugênia Sereno foi um presente duplo em minha vida. Primeiro, por nomear o primeiro prêmio que recebi por um trabalho de pesquisa e segundo, por me possibilitar a leitura de uma obra onde autora e livro se forjaram na tentativa de salvação de uma vida. Eugênia Sereno me indicou caminhos a não seguir, e, esta lição é mais preciosa que o contrário.


Mulher de alma instigante, a escritora construiu e lapidou uma obra enigmática e se revelou para nós numa árdua labuta por sua história.


Aguardamos com muita ansiedade a especial presença de cada um de vocês que nos ouviram, que torceram, que indicaram possibilidades de caminhos. Venham conhecer a Moça de São Bento e seu amor humano por sua terra, lembranças e emoções!


‘(...) vem a banda de seu Licurgo Piruá, que apresenta entre outras figuras três meninos de branco, tocando prato e batendo bumbo a todo pulso, com entusiasmo consciencioso, com muita valentia e competência ‘.


Eugênia Sereno



Até lá...


Paz e bem!


Sônia Gabriel

4 comentários:

Anônimo disse...

Sonia: Parabéns. Pretendo estar presente.
Nélson

Anônimo disse...

Estarei lá!!!!!!!!!!!
ainda vou fotografar para você em um livro...tô ficando craque!!!!
Beijocas
Ana

Anônimo disse...

Sônia,
Parabéns por mais esse trabalho concluído!
Sinto-me honrada com o convite. Estarei lá com muito prazer.
Boa sorte!!!
Um abraço, Amparo.

Anônimo disse...

Eu vou!!!!! Amei o convite.

Bjim e saudade.
Dani