sábado, 10 de janeiro de 2009

Coluna Mistérios do Vale no www.portalpinda.com.br


Um pedido especial

(Publicada no site www.portalpinda.com.br em dezembro de 2008)


Todo ano é a mesma coisa: correria, dívidas, gente empurrando, criança chorando por presentes, pais estressados socando filhos em frente às lojas abarrotadas de pessoas falando em crise. Atitudes extremamente contraditórias a um momento que nos oferece oportunidade de reflexão sobre nossa humana condição.

Mas um olhar mais atento sempre nos salva, aquele olhar cuidadoso que consegue se perder na multidão e apreciar beleza espalhada em pequenos gestos com ares de grandiosidade de alma.
São aquelas coisas que nos emocionam e não nos permitem enfraquecer e nos lembram nossa condição especial de estarmos vivos e sermos felizes...

Foi numa terça-feira, 06 de dezembro de 2005, noite.
A família entrou num shopping da zona sul de São José dos Campos.
Pai, mãe e filho admiravam a decoração de Natal quando o menino, já contando seus sete anos, perguntou-lhes se ainda poderia ir até Papai Noel. Claro que percebeu que só havia menores na fila. O pai entendeu logo o intento.
Fascinado por doces, tinha a clara motivação de conseguir a bala que o Bom Velhinho distribuía aos ansiosos pequenos.
Ele, o menino, usava aparelho ortodôntico e não podia se deleitar tanto quanto gostava com sua grande paixão.Meio encabulado e de mansinho se aproximou da simpática figura de vermelho.Papai Noel abraçou sua cinturinha e começaram a conversar. A conversa se alongou e o pai, atarefado, o chamou. Papai Noel foi categórico: ‘ espere um pouco, por favor’. Os pais sem entenderem, se resignaram a esperar.
E continuaram os dois a conversarem. Papai Noel, pensativo, mais calado.
Os pais se apoiavam envergonhados com tanta gente olhando e demonstrando irritação com a demora. Um garotinho correu e se jogou no colo de Papai Noel exigindo logo a sua vez.
O Bom Velhinho então deu ao seu colega de prosa a esperada bala, abraçou-o paternalmente mais uma vez e se despediram.
Papai Noel olhou para os pais do menino com os olhos marejando e lhes disse que seu filho o havia emocionado. Eles pegaram o garoto pela mão e saíram, olharam-se sem entender direito enquanto o garoto se deliciava com a bala.
O homem, finalmente, perguntou o que havia afinal conversado tanto e ele lhes contou: “Nada demais papai, ele me perguntou o que eu queria de Natal e eu disse que não queria nada, tenho tudo que preciso. Ele ficou me olhando e falou de novo que eu poderia pedir alguma coisinha então. Pensei e falei para ele que eu queria que todo mundo que não tem nada ganhasse alguma coisa e que ninguém no mundo inteirinho fosse infeliz. Ele ficou quietinho e depois disse que esse pedido é muito difícil, mas que ele ia ver o que poderia fazer”.Pai e mãe se calaram e deixaram que ele aproveitasse seu doce naquele momento ainda mais doce e angustiante para quem já não consegue imaginar o pedido realizado.

É como se a pobreza e a tristeza fizessem parte de nossa natureza. Emocionamos-nos com um amargo de resignação, mas será que não pode ser realmente diferente?


Sônia Gabriel

7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por tudo, vc é um Ser Humano especial
grandes beijos de Rolando e Beth

Anônimo disse...

Caríssima SONIA,




Que o espírito de NATAL se propague em cada dia de 2009, para afirmar a cultura da vida, em família, em nosso trabalho e na comunidade, com responsabilidade, boa iniciativa e solidariedade.
Com os melhores votos de um FELIZ NATAL e um ANO NOVO promissor, cheio da graça de Deus para todos.

Ver. Hermes Rodrigues Nery e família

Anônimo disse...

Foi tão bom 2008...
Muito trabalho, lutas...vencemos muitas batalhas!
Acredito que demos um passo para uma sociedade melhor!
Mas o desafio não acaba agora. Tempo muito o que fazer em 2009.
E que vc e sua família seja muito feliz, realize seus sonhos no ano que vem.
Felicidades em 2009.
São os votos de Carlinhos Tiaca.

Anônimo disse...

OLÁ AMIGA

DESEJO QUE ESTE NATAL TRAGA PARA VOCÊ OS PRESENTES MAIS PRECIOSOS, QUE ALEGRIA POSSA FORTALECER, E APROXIMAR SEUS AMIGOS MAIS VALIOSOS.
QUE O CARINHO POSSA PREVALECER,
QUE RECEBA OS ABRAÇOS MAIS CALOROSOS
FELIZ NATAL
AMARILDO PEREIRA MARCOS

Anônimo disse...

Sonia. obrigado por ser nossa amiga.
Paz e Luz

Bethinha e Issa

Anônimo disse...

Sonia
Tudo de bom p'ra você, principalmente NESTE ano que está ganhando mais um parceiro(a) de viagem pela vida.
Um grande abraço e um acumulo e bênçãos para você e a todos que lhe são caros.
JG

Anônimo disse...

Parabéns, Sônia pela crônica do portal pinda.Gostei!
Milton