domingo, 8 de janeiro de 2012

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: Desejos para um novo ano.





                                  
(Jornal de Caçapava, 06 de janeiro de 2012.)

Neste ano que se inicia, desejos são tecidos a todo instante. Um perfume de novo toma conta dos dias. Os votos de prosperidade inundam nossos correios eletrônicos, nossos cumprimentos aos vizinhos e os cartões ainda depositados na iluminada árvore.
Mas, o que é prosperidade? O que pode significar ser próspero num cotidiano tão contraditório quanto o contemporâneo? A que preço pode-se almejar a companhia da dita prosperidade?
Ser próspero e realmente viver a prosperidade vai além de uma bem sucedida vida financeira, requer sabedoria para que os bens alcançados tragam felicidade, saúde e paz. Sim, a prosperidade pode abalar as estruturas desses e outros conceitos quando uma existência se volta com exclusividade aos seus cuidados. Quantos exemplos de pessoas com uma ótima vida financeira e ainda em busca de alegria, ainda sofrendo com uma labuta diária massacrante, ainda não enxergando o próximo, ao menos.
Entre os votos para este e qualquer outro momento de confraternização, opto pelo de sabedoria. Não é fácil a busca por ela, o caminho é íngreme, trabalhoso (como os dias de Adão), pode acarretar julgamentos dolorosos, mas traz paz. A paz de nossas almas alimenta o bem querer aos nossos, um amor que é mais tolerante, mais respeitoso, um amor que nos faz sentir-nos no outro. Um amor pela existência.
A sabedoria nos traz paz, amor e saúde. Somos menos adoentados quando exercitamos valores para o bem. É comprovado cientificamente (como alardeiam na mídia), e se assim ficar mais fácil convencer-se.
Não é o caminho mais fácil, mas com certeza o mais acertado. Como Salomão (que ainda jovem preferiu a sabedoria) não é necessário abrir mão da prosperidade, afinal seu reino foi próspero, ao que sabemos não lhe faltou amor, nem riqueza, nem a vaidade, nem beleza. Também não lhe faltaram sofrimentos, mas ante estes e para usufruir daqueles, optou pela sabedoria.
Que todos nós tenhamos muita sabedoria para viver todos os dias deste novo ano que se inicia.
Felicidades.

Sônia Gabriel

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo e sabio texto. Acertou na mosca.
Bjs. LF