domingo, 24 de março de 2013

Um Vale de Livros: João Rural

     


Convite de João Rural:

"A comida caipira em seus primórdios 

A busca pela autenticidade da formação da comida caipira durante pelo menos trinta anos, levou o culinarista João Rural, de Paraibuna, Vale do Paraíba paulista e produzir mais um livro sobre o tema. "No Fundo do Tacho" , com 240 páginas mostra em belas fotos, receitas e entrevistas um pouco do que ainda resta na culinária regional do Vale do Paraíba. Em alguns casos João conseguiu quebrar tabus sobre usos e costumes e pratos regionais. É o caso da folha de bananeira tão falada e usada na atualidade pra assar peixes e carnes. "Na realidade eram as folhas de caetê e helicônia", afirma ele, argumentando principalmente que no Brasil não havia bananeira, além de outras colocações. 

O livro revela também que o famoso bolinho caipira tradicional do Vale, veio da moqueca caipira, tão usada no passado. "No frigir dos ovos", como afirma João, o livro revela que o Vale do Paraíba foi realmente o berço da formação dos pratos tradicionais paulista e mineiro, devido aos primeiros caminhos, bandeiras e tropeiros que por ali passaram desde o descobrimento. 

O livro inova também nas fotos, onde o autor procurou colocar as comidas caipiras nas panelas . " Fugi da mesmice de pratos arrumadinhos, que estamos acostumados a ver em revistas e cadernos especializados em culinária", ressalta João, alegando que a ideia é mostrar a comida caipira, como o caipira faz e serve no seu dia a dia. "







Nenhum comentário: