sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Projeto Literário - Palavras que moram em nós




O jornalista e escritor Carlos Abranches lançou, recentemente, o livro de poesias 'A casa que mora em mim'. Fui ao lançamento e, lendo a obra,  inspirei-me a levá-la para que meus alunos conhecessem. Conversei com as coordenadoras pedagógicas da E. E. Dr. Rui Rodrigues Dória, Rita Castilho e Daniela Santos sobre a possibilidade de realizarmos um projeto literário sobre memória afetiva e que seria interessante convidarmos o autor para conversar com os estudantes. Em nossas conversas surgiu a ideia de, neste ano, não realizarmos a publicação do Almanaque Rui Dória (já conhecido neste blog) e tentarmos organizar um livro dos alunos.



Reli o livro do autor, entrei em contato com ele, a coordenação também, e ele aceitou o convite para conversar com os alunos sobre sua produção literária. Passei alguns dias lapidando a ideia e pensei na possibilidade do livro ser uma ampliação do Almanaque Rui Dória, uma evolução do projeto que vem sendo realizado na escola, desde 2012. Iniciei a escrita e planejamento da ação, abri para a coordenação e com a ajuda da professora de Português, Maria do Amparo Gama, finalizamos o plano. Professora Amparo esteve com Carlos Abranches e sedimentou nossa parceria.





O autor veio para uma tarde de conversa com nossos alunos que se interessaram em escrever, foi um dos momentos mais emocionantes do projeto. A generosidade do autor, aliado ao seu conhecimento da alma humana e da literatura, motivaram alunos e educadores. Numa aula sobre memória afetiva nasceu a oportunidade dos alunos viajarem por suas histórias e lares e conhecerem um pouco mais sobre si e sobre suas famílias.




Após esse encontro, foram dois meses de muito trabalho. A coordenação ajudou a selecionar os poemas que foram entregues pelos professores que desenvolveram as aulas para a produção. O que foi muito interessante é que mesmo alunos que não eram meus, me procuravam pelos corredores para que eu lesse o que escreviam.  Nossa esquipe de organização deu corpo ao livro, ordenando as informações e os poemas; achei que seria interessante ter um texto que apresentasse o trabalho e um breve histórico da tradicional escola da Zona Norte de São José dos Campos - SP. Daniela Santos e Maria do Amparo Gama revisaram o livro. Entreguei para a escola alguns nomes de editoras e a equipe gestora contratou a Editora Penalux. Carlos Abranches escreveu o prefácio.




Com o livro organizado, mais um mês de edição e novo encontro com o autor; agora já para conversa entre ele e os novos autores. Todos os alunos que tiveram seus poemas selecionados puderem conversar de "autor para autor", foi emocionante.



Nasceu!





Em 09 de dezembro de 2014, os alunos da escola pública Rui Dória (como é conhecida na região) tiveram a especial experiência de se tornarem também autores de um livro.
Estamos todos nos sentindo realizados.
Contaremos mais...

Paz  e bem!
Sônia Gabriel





2 comentários:

Professora Amparo disse...

Sônia, emocionada e feliz por mais esta oportunidade. Um abraço. Amparo.

Mistérios do Vale disse...

Eu também estou muito feliz por você acreditar e estar sempre disposta a trabalhar conosco! Beijo.