sábado, 26 de janeiro de 2008

Jornal Tribuna do Norte - Pindamonhagaba





Acabo de ler, pela Internet, a coluna de Altair Fernandes, no jornal Tribuna do Norte. Ele escreve sobre a história e cultura da cidade. Foi através de um texto dele que consegui material para o livro Mistérios do Vale. Leiam, acompanhem, é material para nossas pesquisas e estudos e para sabermos mais sobre a região valeparaibana, segue um trecho de seu texto... e o site do jornal.


Em 1906 o palacete Tiradentes, prédio da Câmara Municipal, abrigava duas seções eleitorais
Altair Fernandes
Em 1901, quando a Câmara Municipal ocupava somente a parte superior do palacete Tiradentes - no térreo funcionava a cadeia pública - os vereadores se reuniram e, com a intenção de aumentar o número de eleitores de Pindamonhangaba, dividiram o território municipal em quatro seções de alistamento eleitoral.
Na edição de 21/4/1901 do jornal Tribuna do Norte encontramos a publicação referente a esta iniciativa, na qual o presidente da Câmara, o coronel Joaquim Marcondes Homem de Mello, divulgava os cidadãos que seriam os membros efetivos e suplentes das comissões encarregadas do alistamento, assim como os locais onde funcionariam as seções de trabalho.
Os eleitos para tal finalidade estavam convidados a se reunir naquele dia (21 de abril), às 10 horas, para dar início aos trabalhos que “deveriam ser executados em dias sucessivos durante o prazo de 30 dias".

O restante está no:

Nenhum comentário: