sábado, 21 de agosto de 2010

Um Vale de Livros: Nhô Bento - Rosário de Capiá


Meus amigos amantes dos livros, Eugênia Sereno nos levou ( Sônia Gabriel e Rita Elisa) até muitas obras e autores maravilhosos, muitos visitados mais uma vez, como amigos para quem sempre voltamos, uma lista da imensidão do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, outros chegaram de mansinho e invadiram nossas leituras e sentidos, entre eles Valdomiro Silveira, Coelho Neto, Júlia Marcondes Longo, Pedro Paulo Filho, Ribeiro Couto, Afonso Arinos...
O mais recente desta lista nos veio por intermédio de Monteiro Lobato. O livro da imagem ao lado é um presente de um filho do Litoral Paulista. Rosário de Capiá do escritor e poeta José Bento de Oliveira, Nhô Bento, deve ser lido como quem toma café fresquinho, aos goles mansos. Não apenas ler, tem que sorver, sentir a maresia que nos refresca em cada verso.
Corre gente, vem descobrir mais este Mistério do Vale.

4 comentários:

Rita Elisa Seda disse...

Ler esse livro é como entrar em uma cabana coberta de sapê, no 'sopé da montanha', em um fim de tarde, olhando o horizonte, onde a noite avança em passos lentos, deixando-se ser banhada pelo orvalho mágico das palavras caboclas de Nhô Bento. Quem tem saudades das verdadeiras 'estórias' caipiras tem de ler esse livro.

Anônimo disse...

Prezada Sônia Gabriel, estou desenvolvendo um projeto na tentativa de resgatar o nome de Nhô Bento aqui em São Sebastião e região, seria muito importante para mim conversarmos, percebo qeu a senhora realmente desenvolve um trabalho sério, acompanho suas crônicas e seu trabalho braçal de divulgar nossa cultura e respeito muito isso. Podemos entar em contato?
Rogério Sampaio Monteiro

Anônimo disse...

Envie um e-mail ou telefone e podemos, sim, conversar!
Paz e bem
Sônia Gabriel

Anônimo disse...

Embora com um pouco de atraso, mas o que é o tempo?

"Mexeno num baú veio de fôia,
que era de minha tia,
encontrei um livro tudo istragado
que táva lá a muito largado.
De nome Rosário de Capiá
de um poeta brasilero
José Bento de Oliveira
e para os mais aproximado
simplismente Nhô Bento.

Num parei mais de lê
Inté algumas decorá
pra falá pro meu povo
que gosta de iscuitá.
E agóra que incontrei ocês
tô aqui pra lhe falá
que tô aqui pra ajudá
no que se aprecisá
pra esta história contá
e a memória dêsse caboclo
preservá."

Um abraço
G. Phonteboa
de Itaúna, MG