terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A São Bento do Sapucaí protagonista...

 São Bento do Sapucaí é uma cidade repleta de lendas, histórias e mistérios. Um dos mais charmosos é o fato desse fantástico burgo ter nascido para ser protagonista. A cidade é cenário altivo em livros como 'O Largo da Matriz', de Ribeiro Couto; 'Casa de Esquina', de Júlia Marcondes Longo; 'O Pássaro da Escuridão', de Eugênia Sereno. Com certeza, há outros.
Estes três estão sendo mencionados, pois venho fazendo leituras interessantes sobre a cidade na veia literária de cada um desses escritores.
Caros amigos, se já leram estes livros, vamos conversar a respeito. Há muito o que difundir sobre esses escritores. Júlia Marcondes Longo está me encantando com sua escrita mais enxuta, porém instigante, tanto quanto Eugênia Sereno. Esses três autores nos apresentam personagens que devido suas insistências literárias já quase me atormentam historicamente, descubram...
Por hora, divido com vocês que 'Espera', deve ser saboreado à luz da História. .
Trabalhoso, mas está valendo a pena.
Querem viajar comigo?
Comece considerando que Eugênia Sereno é pseudônimo da neta de Candinho do Baú; que sua tia materna Ana Jacinta Pereira casou-se com Ribeiro Couto que por motivo de saúde, mudou-se, em 1922, para Campos do Jordão, foi delegado de policia em São Bento do Sapucaí, e, escreveu 'Cabocla' em dedicação à sua amada. O 'Largo da Matriz' dá pistas desse noivado? Leiam, é instigante. 
'Casa de Esquina' da mesma autora de 'Espera', Júlia Marcondes Longo, também nos alardeia sobre personagens que(opa!)esbarramos em 'O Pássaro da Escuridão'.
Há muito o que se desvendar em São Bento do Sapucaí.
Amigos leitores, pesquisadores e amantes destas terras, vamos!
Continua...
Sônia Gabriel

Um comentário:

Viajar sem Fronteiras disse...

Olá Sônia! Quero muito embarcar nesta viagem, viu? Certamente será inesquecível!

Um forte abraço.


Eryca Lourenço.