terça-feira, 8 de novembro de 2011

Documentário sobre Congada de Ilhabela é exibido para alunos da Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória, 31/10/2011.


Capa do documentário



Aconteceu, para os alunos do Ensino Médio, dia 31 de outubro, a exibição do documentário Hoje é Nosso Dia! No Claro de Maio, Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito sobre a tradicional manifestação da cidade litorânea. Pércila Márcia, jornalista e documentarista, responsável pelo projeto, explicou sobre a produção do vídeo e a importância de se conhecer e valorizar as Manifestações Culturais Populares de nossa região. Uma aula que englobou Cultura Popular e História. Agradecemos muito a oportunidade de conhecer mais sobre nossas tradições.


"Pércila Márcia, do Instituto Ecocultura, realiza documentário sobre Congada de Ilhabela.
Vídeo-documentário produzido em São José

A Festa de São Benedito, em Ilhabela, é tema de um documentário que produzido por um grupo de profissionais de São José dos Campos. Com o apoio do Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial, o grupo vem acompanhando a Festa desde 2009. A ideia foi produzir uma série de documentários com o objetivo de registrar e apresentar os vários aspectos desta manifestação de religiosidade popular, - No Claro de Maio – A Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, o nome faz referência à época em que a Festa acontecia, na lua cheia do mês de maio, em função dos pescadores estarem em terra por causa da claridade da lua, que atrapalhava a pesca de sardinha.
Em 2010, o projeto foi contemplado pelo Programa de Apoio à Cultura (ProAC 13), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e o grupo recebeu patrocínio para a produção do primeiro vídeo da série, que aborda o ritual do Levantamento do Mastro de São Benedito (...).
Segundo a pesquisadora Pércila Márcia - integrante do Núcleo de Documentação e Registro do Instituto Ecocultura e responsável pela execução do projeto junto à Secretaria de Estado da Cultura, “o registro dessas manifestações culturais, de cunho tradicional e de dimensão imaterial, é um quesito importante no processo de salvaguarda deste tipo de patrimônio”, e completa, “os recursos audiovisuais disponíveis hoje possibilitam isso com muito mais facilidade.”
Para a produção da série a equipe usou filmagens feitas durante os anos que vem acompanhando a Congada de Ilhabela. O curta Hoje é Nosso Dia!, primeiro da série, além de integrar o acervo da Associação dos Congueiros de Ilhabela, será exibido em espaços culturais e educativos em várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista."

2 comentários:

Flavia&Folclore disse...

Parabéns Sonia por esse espaço que disponibiliza para divulgar e valorizar a Cultura Brasileira!!! Parabéns Pércila e toda Equipe por essa linda produção! Como é bom conhecer essas pessoas incríveis que tem o trabalho com um sentimento maior, de amor e carinho por nossa Cultura! Bjs, Flavia

Mistérios do Vale disse...

Flávia, pessoas como VOCÊ.
Obrigada pelas palavras tão gentis.
Paz e bem!
Sônia Gabriel