quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Almanaque Rui Dória - Práticas Pedagógicas...




     Caros amigos, fico muito feliz em compartilhar que, em breve, teremos notícias sobre o Almanaque Rui Dória. Publicação realizada pela Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória, Santana - São José dos Campos. Um trabalho dos professores da escola que oportuniza a troca de saberes. Aguardem, lançamento em novembro. 

     O Almanaque Rui Dória - Práticas Pedagógicas da E E Dr. Rui Rodrigues Dória - 2012 é uma publicação que reuniu de forma leve e numa linguagem coloquial os projetos e estratégias dos professores: Ana Paula de Paiva, Flávia Lima, Marcia Bonetti, Sônia Gabriel, Ana Maria Laureano, Ana Cláudia, Patricia Inagaki, Daniela Santos, Andreia Almeida, Roselene Gonçalves, Karine Burgueti, Rita Bonato, Maria do Amparo Gama da Silva, Suzy Mary, Alex Garcia, Marciana Flausino Da Costa, Taciano Moreira, Valéria Tau, Terezina A. Faria, Suzana Maltez Oliveira e Luciane Brito. Com o apoio da Equipe Gestora, conseguimos organizar um Almanaque (como os de antigamente) e, em breve, será publicado. Conheçam nossa proposta:

"Caros colegas professores, nosso ofício, apesar de constantemente questionado e desvalorizado, é tão primordial, que produz contradições interessantíssimas. Se por um lado é publicamente desmerecido em relação à questão salarial, por outro é sempre reconhecido quando se trata de questões relativas à melhoria da qualidade de vida, de crescimento profissional, de igualdade social, entre outras.
 Nosso ofício ainda em construção (e para sempre) é um paradigma intelectual que nos inquieta. Passou por tantas modificações nas últimas gerações que não é raro encontrarmos jovens professores que não se encontram na profissão que exercem.
 Dentre todos os questionamentos e atribuições que se modificam ao sabor de modismos, algo é irrefutável: nosso ofício é ensinar. Diante de diversos posicionamentos filosóficos, não se pode perder de vista nossa verdade profissional. Aprendemos por toda nossa existência com os colegas, com os alunos, com a comunidade e, sobretudo, conosco, haja vista que só é um grande mestre quem é um grande aprendiz. "Se não soubermos aprender, não poderemos ensinar..." (Cortella). Conscientes de nossa tarefa enquanto educadores e das dificuldades que encontramos em nossa rotina pedagógica, escolhemos compartilhar, criar uma oportunidade de dialogar e trocar experiências que nos ampliem as possibilidades de ensino-aprendizagem.
Este Almanaque é o primeiro passo para estabelecer um canal de troca de saberes. Aqui, relatamos algumas de nossas experiências que têm se concretizado como boas práticas.
Organizamos o Almanaque entre: Projetos, Sequências Didáticas e Estratégias. Há ainda os boxes: Nossa Escola e Intervalo, de forma a contar um pouco da história de nossa tradicional escola e resgatar algumas delicadezas e minúcias de nossa profissão.
Optamos pelo formato almanaque, pois entendemos a diversidade profissional de nossa escola. Cada professor tem particularidades e não podemos perder a oportunidade de um diálogo mais abrangente, devido padronização. Os antigos almanaques que circularam pelo Brasil, principalmente na primeira metade do século XX, cumpriram um papel social muito importante, levar informação aos mais distantes recôncavos do país divertindo e proporcionando momentos de encontro com o saber, em suas múltiplas facetas.
Esperamos que nosso encontro seja produtivo e duradouro.
Cada um dos professores que contribuíram com suas aulas e projetos é responsável autor de seus registros aqui disponibilizados.

Os organizadores"

Almanaque Rui Dória - 2012


Sônia Gabriel

19 comentários:

Anônimo disse...

Sônia, parabéns por mais esta iniciativa, quero um!!!
Fábio

Anônimo disse...

om dia ,minha querida Sonia Gabriel. Estou com muita saudades de voces. Vamos programar outra visita do Colegio Rui Doria, a Bananal, as apresentaço~es no solar esta 'chic", com data shou e notebook, uma palestra sobre o ciclo do café e seus barões, do vale paraiba paulista e fluminense, e o que aconteceu com a decadencia do café, surgindo ai "as cidades mortas" citadas por monteiro lobato......e muito mais atrativos fazendas.. quero leva=la a faz. LOANDA, esta linda...e aberta a visitação, claro sob-agendamento. Aguardo , do sempre amigo Reinaldo.

Anônimo disse...

Oh minha amiga!
eu vi no face mas nem ousei curtir.
porque essas coisas tem que comentar, tem que repetir,
tem que propagar a importância de você e das demais pessoas que cumpliciaram-se
nesta obra tão especial.
Vocês farão lançamento?
Onde? Quando? Faça mulher... o lançamento! é tão rico... que merece.
Estou super saudosa e distante por conta da montueira de afazeres sociais.

te adoro sempre.
mais que caixinha de bis e água de coco nos dias quentes.
kkkkkkkkkkkk
Zenilda

Anônimo disse...

Boa idéia.
A professora que tem Flausino no sobrenome não é de Lorena? É conhecido aqui.
Nélson

Anônimo disse...

Que maravilhosa iniciativa, Sonia.

Por favor, me mande release para publicação.

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia, Sônia, tudo bem? Olá, colegas! Fiquei muito feliz com nosso trabalho, é sempre bom compartilharmos coisas boas e interessantes!!
Parabéns a todos nós!!
Abraço,
Ana Paula

Anônimo disse...

Tudo bem?
Amei a notícia, este almanaque deve estar maravilhoso como tudo que tem a sua mão... me bateu uma saudade imensa da escola!!!
Apesar de eu ter ficado pouco tempo no Rui Dória, conheci pessoas ótimas!
Beijos e sempre sucesso!!!
Cris.

Mistérios do Vale disse...

Povo generoso, agradeço a todos os e-mails e recados. A E E Rui Rodrigues Dória merece.
Paz e bem!
Sônia Gabriel

Anônimo disse...

Cara Amiga Sônia

Agradeço a participação do lançamento do Almanaque Rui Dória. Aguardo e espero contar com um exemplar, se possível! Com a respectiva contraprestação pecuniária!
Abraço e parabéns
J Bueno

Anônimo disse...

Parabéns , Professores , gestores e funcionários !

Com essa Equipe Gestora , que na Educação Estadual sempre faz a diferença , na pessoa da professora Diretora Ordália , com professores e funcionários competentes e comprometidos, os quais , conheço a quase todos , com certeza , a Educação nesta Escola é um exemplo a ser seguido , por outras Unidades !
Um grande abraço e sucesso sempre!

Enoe Molica

Anônimo disse...

Oi Sônia,

desde já: parabéns! Parabéns! e... parabéns!!
abraços,

Paulo

Anônimo disse...

Que show Sonia,

você, como sempre, nos trazendo boas notícias!
Aguardo novas então, rs.

Bjus e ótimo feriado.
Daniella

Anônimo disse...

Parabéns, Sônia, à você e aos professores envolvidos nesse projeto fabuloso do Almanaque do Rui Dória! Estou muito curiosa para conhecer essa novidade!
Sonya Mello

Anônimo disse...

Querida Sonia,

Grande notícia! Grande iniciativa!
Parabéns a todos(as) os(as) envolvidos(as). O fazer da educação tem
mesmo essa capacidade, de renascer das cinzas e de combater a
desesperança! Não é mesmo?
Vamos divulgar. Mantenha-me informado; por favor!
Um abraço a todos(as),

moacyr pinto

Anônimo disse...

Querida Sônia
Obrigada pela noticia.
Aguardo o envio das matérias e sei que serão de grande valia, ainda mais agora que estou fora da escola. Suas práticas são sempre diferenciadas e enriquecedoras; você não guarda para si, com isso proporciona maior estreitamento nos relacionamentos.
Fico feliz em fazer parte de seu grupo.
Um abraço!
Lourdes.

Anônimo disse...

Olá, Sônia!
Agradeço-lhe a oportunidade de ver nosso trabalho publicado de forma tão inteligente.
Um abraço,
Amparo.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Você como sempre surpreendendo...
Abraços,
Milton

Mistérios do Vale disse...

Para todos vocês, com essas palavras de incentivo,
Paz e bem!
Muito obrigada.
Sônia Gabriel

Anônimo disse...

Com certeza a publicação do Almanaque Rui Dória será mais um sucesso, como já é de se esperar!
Obrigado pelas informações.
Boa sorte!

Abraços
Edmar