domingo, 12 de junho de 2011

A Menina dos Vagalumes de volta ao lar: São Bento do Sapucaí 2.

Agradecemos a presença de Regina, Hermes Nery, Francisco Teixeira, Marina, Professora Daniela e seus alunos...
Foram todos muito gentis.
Agradecemos o carinho e cuidado de Bia e Vera, responsáveis pela Casa de Cultura.
Nossa conversa sobre Eugênia Sereno começou com as observações sobre os trabalhos dos alunos.









O momento foi para além da literatura de Eugênia Sereno, o interessante foram as considerações sobre o quanto este legado da autora (seu livro) pode ser um presente para São Bento do Sapucaí. Durante a noite, estiveram na casa de Cultura pessoas que retratam este desafio. Estavam ali, representantes da Política, da Cultura, da Educação, da geração que avança. Pensemos na verdade dos depoimentos daqueles que, não nascidos em São Bento, lá vivem e amam a cidade; nos depoimentos de quem ali nasceu, teve que sair para  fazer a vida, mas retorna, pois ama a cidade. Todos carregam em comum o amor por Mororó.








Gostei muito da discussão. Acredito que, se o trabalho com os alunos e jovens da cidade tiver continuidade, a leitura da obra de Eugênia Sereno poderá ser ferramenta para trabalho, para a fomentação ainda maior da Cultura. A busca de uma identidade, tão discutida pelos moradores da cidade, ganhará muito. Repito a consideração que lá fiz. A cidade é uma personagem que inspirou muitos autores. Assim sendo, não é possível ignorar este talento natural sambentista.
 Ampliar as leituras destas obras só favorece a estima desta terra tão bonita e encantada.







Para mim, Eugênia Sereno foi um presente. Recebi lições para toda vida. Umas boas , outras necessárias. Não sai como entrei. Cresci muito. Aprendi com mais discernimento a valorizar os amigos, compreender suas limitações de cada dia e as minhas também; a não usar a palavra como arma, a não usar a palavra sem respeito; a não querer a solidão.
 Eugênia Sereno me ensinou o que não fazer, e isto tem muito valor.
Sei um pouco mais de História, sei um pouco mais de Cultura e sei um pouco mais sobre Gente.

Agradeço pela coruja enviada por Vanderléia, vai para minha coleção inesperada. Nunca pensei em colecionar corujas e vejam só, sem comprar nenhuma, já são 12 me vigiando, lá da estante, perto de Eugênia Sereno, é claro.

Obrigada,
Paz e bem!
Sônia Gabriel

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Sonia, fiquei muito triste em não poder comparecer, sei que foi um sucesso, mas já tinha assumido um compromisso antes de receber o convite.
Parabéns para você e Rita Elisa pelo lindo e intelectual trabalho sobre a maravilhosa Eugênia Sereno.
Adorei as fotos, grata por enviar, pude sentir um pouquinho como foi..
Senti imensamente, estou a disposição de vocês.
Grande abraço saudoso para você e Rita, e venham me visitar, terei um imenso prazer em recebê-las.
Paz e Bem!
Petronilha