quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: A Pedra do Sino.


(Jornal de Caçapava, 18 de outubro de 2013.)


Nosso Litoral tem belas praias, paisagem bucólica e gente muito acolhedora. Nosso Litoral tem manhãs encaloradas e noites românticas; dias cheios de histórias e mistérios. 
Ocorridos protagonizados com a Pedra do Sino são famosos em Ilhabela. Contam que em 1647, numa noite profunda, escutou-se por toda a ilha sinos repicando. O povo saiu correndo para ver o que acontecia quando deram com um caixão sendo levado pela correnteza do canal. Dentro do caixão, a imagem do Bom Jesus que foi encontrada em Iguape. Há quem diga que a imagem seria levada para Pernambuco, mas que o navio que a transportava foi colocado a pique por outro navio e a imagem mudou seu rumo.
Noutra feita, na praia da Garapocaia (onde se encontram pedras que, quando recebem batidas, emitem som idêntico aos de sinos), numa madrugada, toda a ilha foi acordada com o soar de sinos. A população se desespera ao ver que piratas estavam prontos para invadirem a ilha. O som dos sinos foi o alerta e a população teve como se defender; enquanto se organizavam, viram surgir, diante de seus olhos, um guerreiro que tomou a frente do ataque e fez os piratas recuarem. Dizem que o guerreiro era São Sebastião e os sinos, as pedras que os indígenas chamavam de Garapocaia.


Sônia Gabriel

3 comentários:

Anônimo disse...

Sônia,

Gostei de ler sobre a pedra do sino em Ilhabela, parabéns por esse belo trabalho!
Maria Angélica

Mistérios do Vale disse...

Guardando com carinho as belas mensagens. Paz e bem!

Anônimo disse...

Prezados todo(a)s.

Grato por compartilhar um blog interessante . Parabéns profa. Sonia Gabriel.

De Paz e de Bem , como devem ser todas as nossas atividades .

Abs
Paulo Valadares