quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É preciso nos conhecermos...

Não podia deixar de registrar...
Acabo de sair da Oficina Pirquara nas Ondas do Rádio, em Santana, aqui em São José dos Campos.
Entre tantas histórias que ouvi lá, uma fala me calou fundo. Discretamente escutei uma aluna sussurrar : ' A gente quer saber, então conta'.
Monteiro Lobato disse em um de seus inúmeros prefácios que 'este país é um assombro. Nascemos aqui, vivemos e morremos aqui e não o conhecemos.'
Quem, como eu, se propôs a tarefa de lecionar, não pode não contar. Conhecimento precisa deixar de ser arma de barganha. Nada de utopia, já não tenho idade para isto, mas uma ética verdadeira. Querem saber e nós o que temos para contar?
Eu tenho muito o que pensar sobre.
É por isso que não deixo a sala de aula, não quero enveredar por letras fantasiosas e vaidosamente improdutivas, preciso, na convergência de minha imaginação, ter horas de realidade, são créditos de meu aprendizado, manter-me na verdade da vida.

Meninos, quanto aprendo com vocês!
Paz e bem!
Professora Sônia

Segue um recado de 1946...

Cumbersándo direito a gente aprênde!
Se sabe as coisa, se bregánha e vende
o que as idéia tem na pratelêra,
sem se gastá um vintem,
nem se ganháa tambem...
É pau a pau: - não féde nem não chêra!

José Bento de Oliveira
(Nhô Bento)

Um comentário:

Anônimo disse...

Sônia

Parabéns pelo seu projeto ''Oficina piraquara na onda
do rádio''.
Pelo que tenho acompanhado tem sido um sucesso.
Parabéns também a todas as pessoas envolvidas.
E os contemplados são os alunos com esse jeito gostoso
de aprender.
Com certeza você vai ser o diferencial na vida de muitos
desses adolescentes .
Você é única !
FIQUE COM DEUS!


Berenisse